quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Depressão ou Depressões?!



Acordo, levanto-me, vou para a faculdade. No metro vejo as horas: 8:00.
Aula de Psiquiatria: patologias da afectividade: Depressão e Mania. 2 horas a falar do assunto.
10:30: caso clínico de Psiquiatria - Depressão Grave associada ao luto.

Durante alguns instantes dou por mim a pensar: «As pessoas que me redeiam têm uma de duas coisas: ou estão cheias de problemas, o que as deprime, ou estão deprimidas, o que as enche de problemas...»

A postura face às coisas do dia-a-dia faz toda a diferença; podemos não ter a força (física ou psíquica) necessária para mudar a postura; isso é grave. Mas podemos apenas não querer mudar a postura; «É fixe ser coitadinho, parace que as pessoas à minha volta se preocupam mais comigo(?)» BULLSHIT! Toda a gente tem um limite para a paciência e compreensão e, por mais que a vontade seja muita em ajudar alguém que nos é próximo, frequentemente se atinge o ponto em que já não conseguimos mais, porque a pessoa não sai do memo lugar psicológico - tá sempre na M***A!!!

Para quem se sentir afectado, pelo amor da santa, mudem de postura!!!
Em muitas situações basta "querer" ver a vida de outra forma para o mundo e os problemas que o gajo traz com ele parecerem logo muito mais fáceis e diferentes. É que estivermos melhor, as pessoas à nossa volta contagiam-se e ficam melhor também e menos tensas e com mais piadas para dizer e... numa boa!

Não quero nem por sombras dar a ideia que estou a fechar a porta a ninguém, muito pelo contrário; mas gostava de ver os casos mais "fáceis" a conseguirem dar a volta por cima sozinhos (ou quase), para ver se isto muda!
É que o f*** da p*** do Outono veio com uma nuvem de tristeza atrás de si que Deus me livre!!! Xicla!!!

Não quero ter de esperar pela Primavera, para que o Inverno já tenha lavado as alminhas penantes que por aí andam a flutuar em ideias tristes...

Eu, estou aqui, já sabes... *

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinião